O potencial do Controle Biológico na soja

Controle Biológico Soja

É cada vez maior o número de produtores que buscam no controle biológico não só economia em agrotóxicos mas eficiência no combate à doenças na soja. A premissa básica do controle biológico é controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais, que podem ser outros insetos benéficos, predadores, parasitóides, e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias.


No ano passado o Ministério da Agricultura autorizou o uso de 52 novos produtos desse tipo. Em 2017 foram 40 registros. A variedade desses produtos beneficia muitas culturas, uma vez que, a maior parte deles são registrados para mais de um alvo biológico. Atualmente o tempo médio entre o pedido de registro pelo interessado e a conclusão do processo varia de três a seis meses. 

Os pesquisadores da área de Controle Biológico de doenças e nematoides do Instituto Phytus, Caroline Goulart e Cristiano Bellé, apontam que o uso de produtos biológicos pode ser aliado no controle de doenças de solo e da planta de soja, com bons resultados em produtividade, porém o produtor não pode esperar a mesma forma de atuação de um produto químico já que o controle se dá de forma diferente. (Confira no vídeo a entrevista).


Dados mostram ainda que os defensivos biológicos podem gerar economia de até 30% nos custos de produção de soja. Em uma área atacada por nematoides, por exemplo, produtores conseguiram aumentar a produtividade de 28 sacas por hectare para até 60 sacas com o manejo natural.

Embora o tema venha sendo discutido com mais ênfase recentemente, a Embrapa já pesquisa o assunto desde a década de 80 e conta com cerca de 30 unidades de várias regiões brasileiras e mais de 130 projetos de pesquisa voltadas ao tema.


 Fonte: AGROLINK -Eliza Maliszewski


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor