Fazenda certificada no padrão RTRS em Nortelândia é alvo de pesquisa de Universidade da Suíça

    A Fazenda Agrícola Dourado,  localizada no município de Nortelândia, certificada dentro do Padrão da Mesa Redonda da Soja Responsável - RTRS em outubro de 2018, recebeu hoje (15/07/2019) a visita da aluna pós-doutoranda  do Programa de Sistema Agrícolas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), Graciele Angnes,  e do professor Dr. Jan Grenz da Universidade de Ciências Aplicadas de Berna, na Suíça. 

    A fazenda é uma das propriedades certificadas integrantes do projeto "Análise de impacto: sustentabilidade das importações Suíças de soja", pois de acordo com o estudo, a Suíça importa 280.000 toneladas de produtos de soja por ano, a maior parte para alimentar animais e o Mato Grosso é o principal fornecedor desta soja. Dentro deste contexto, a Federação Suíça de importadores de soja apoia alguns padrões de produção certificáveis, como é o caso da RTRS. Assim, o estudo tem como objetivo  analisar os impactos da certificação e verificar como este sistema pode ser otimizado. 

    A pesquisa está baseada em vários dados como a utilização de defensivos agrícolas, custo de produção, manejo de solo, proteção a biodiversidade, aspectos sociais e trabalhistas. Além destes dados, também foram coletadas amostras de solo para a realização de análise sobre a presença resíduos de produtos fitofarmacêuticos no solo e os resultados deste trabalho sairão até o final do ano.

    Questionado pelos pesquisadores sobre os principais impactos da certificação dentro da propriedade,  o Presidente da Agrícola Dourado, Roberto Ravazi, afirmou que a  certificação trouxe muitos impactos positivos para o empreendimento. Segundo ele, "estes benefícios vão muito além do "prêmio" de produção e sim o valor que ela agreda na imagem da empresa como um todo, pois faz com que a fazenda seja muitos mais atrativa em todos os aspectos, tanto para questões de mercado investidor como atrativa sendo um bom local de trabalho, atraindo mão-obra-qualificada". 

    A Fazenda Agrícola é uma das fazendas atendidas pela CMC Soluções desde 2017 e além da certificação da RTRS também alcançou recentemente, no mês de maio, a Certificação ABR/BCI para a cultura do algodão. 




Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor