CMC Soluções participa encontro para gestores de grupo de certificação RTRS

A CMC Soluções participou, nos dias 19 e 20 de fevereiro,  num encontro que aconteceu em São Paulo promovido pela  Mesa Redonda da Soja Responsável - RTRS .


Visando a acessibilidade do padrão para o maior número de produtores, atualmente, a Mesa Redonda da Soja oferece três modalidades de certificação sendo: individual, multi-site e grupal. A certificação Multi-site  refere-se ao processo de emitir-se um único certificado que envolve múltiplos estabelecimentos agrícolas sujeitos à mesma e única administração, que possui o direito de uso/exploração e controle de todos os locais incluídos no alcance de seu certificado multi-site. Já a certificação Grupal  permite que os membros do grupo compartilhem os custos da avaliação de certificação e de posteriores avaliações de vigilância anuais, através da solicitação de um único certificado. Entretanto, para esta modalidade é necessário a presença de um Gerente do Grupo.  


Neste contexto, com o foco na credibilidade da RTRS, o principal objetivo da reunião foi o alinhamento entre os gestores dos grupos de certificação e os organismos certificadores sobre vários assuntos relacionados a implementação do padrão na prática e os procedimentos das auditorias. 


Um dos temas abordados foram as responsabilidades do gerente do grupo na comunicação com o órgão de certificação e os membros do grupo, através da implementação dos requisitos administrativos da certificação grupal, e também é encarregado de executar um programa de auditorias internas para verificar que todos os membros do grupo cumprem com o padrão RTRS de produção de soja responsável. 


Além disso, a RTRS salientou a importância dos gestores comprovarem seus conhecimentos sobre o padrão, bem como a necessidade da realização de treinamentos de capacitação e atualização para estes gestores. 

Também  foram apresentados  alguns dados relacionados ao mercado de créditos RTRS. De acordo com o representante da RTRS no Brasil, no ano de 2019 foi a primeira vez que a demanda de créditos alcançou a produção, uma vez que de 2018 para 2019,  teve um aumento de 41% na venda de créditos. Para 2020 a RTRS espera que o mercado cresça ainda mais, principalmente da comercialização física (grão de soja), uma vez que existem muitos armazéns e traders que certificaram a sua cadeia de custódia, fazendo com que a rastreabilidade do grão vai da produção na fazenda até o consumidor final. Assim a RTRS espera o ano de 2020 muito promissor para o padrão. 



Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor