Sorriso perde liderança do ranking das exportação

O município de Sorriso registrou uma redução de 50% nos valores de exportação no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e perdeu o posto de maior exportador de Mato Grosso para Rondonópolis, que apresenta aumento de 32% nas vendas externas, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), divulgados recentemente.


De acordo com o MDIC, Sorriso exportou apenas U$ 324 milhões nos três primeiros meses de 2020 contra U$ 649 milhões no período passado. Como também houve uma pequena elevação de 12,3% no valor das importações (U$ 70 milhões), o saldo da balança comercial ficou em U$ 254 milhões.

Parte da queda das vendas pode ser atribuída a um recuo das compras chinesas, que de Sorriso caíram quase 60%, mesmo que ainda não tenha relação direta com a tensão diplomática criada entre Brasil e China que deve afetar as exportações brasileiras nos próximos meses. A dependência chinesa é tanta que, mesmo com a redução, o país asiático ainda é o principal parceiro de Sorriso com 42% do mercado.

Por outro lado, Rondonópolis aumentou as vendas para a China em 165%. Apesar de o país comunista ser o principal consumidor das exportações da cidade, com 38% das compras, a dependência não é tão grande como é em Sorriso. A cidade do sul de Mato Grosso também conseguiu diversificar mais o mercado e firmou grande parceria com a Tailândia, que aumentou as compras em 168% e levou 25% da produção exportada de Rondonópolis.

Desta forma, Rondonópolis assumiu o topo do ranking mato-grossense com as vendas rendendo U$ 440 milhões. O valor é 32% a mais dos que os U$ 336 milhões do período passado. Com queda de 21,4% nas importações (U$ 177,5 milhões) o saldo da balança comercial do município também melhorou e chegou a U$ 266,3 milhões.

Fonte:  



Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor