“Teremos um cenário espetacular”, diz Roberto Rodrigues sobre o Agronegócio no momento de crise

Roberto Rodrigues, embaixador especial da FAO para cooperativismo e ministro da Agricultura entre os anos 2003 e 2006, participou de uma live sobre o papel do agronegócio e da logística em momentos de crise, promovida pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, na noite desta segunda-feira (27).

Para ele o agronegócio brasileiro está em um momento muito positivo e só tende a avançar mais. Com exportação funcionando normalmente para mais de 150 países e colhendo uma safra de grãos recorde de 252 milhões de toneladas, soja e milho tiveram boas colheitas e preços aquecidos, com exceção do Rio Grande do Sul que sofreu com estiagem.  O algodão já tinha 75% de sua produção previamente comercializada e só deve sentir algum efeito no futuro. A produção de proteínas segue normalmente. Há um pequeno risco de paralisação caso a pandemia de Coronavírus avance. A contrapartida é o setor sucroenergético com muitos trabalhadores dependendo, estoques grandes e demanda menor. Assim como flores e hortifrúti que merecem atenção e ajuda de políticas públicas. “O agro brasileiro demonstrou competência. Só consertar os setores que sofreram que teremos um cenário espetacular.  O agronegócio vai ser mais valorizado no mundo”, acredita Rodrigues.

Junto deste potencial ele acredita que o consumidor mundial se deu conta da importância do agronegócio para manter a vida, uma vez que, o setor não parou neste tempo de isolamento. “As pessoas e deram conta que podem viver sem comprar sapatos, roupas, perfumes mas não podem ficar sem comida e isso mudou a visão do mundo para o produtor rural. “Temos que olhar isso como oportunidade porque o Brasil pode aumentar a produção, crescer mais. Temos sanidade e um horizonte muito bom pela frente. O setor tem que fazer uma análise precisa do que o mundo vai demandar pós Covid-19 e que o nós podemos fornecer para criar políticas públicas preparadas para isso”, define. 

Para finalizar ele ainda lista cinco elementos fundamentais para avaliar neste momento:

- O agro brasileiro vai ser mais valorizado no mundo;
- Países vão criar políticas públicas de valorização ao setor;
- Com a valorização do agricultor pode crescer o protecionismo aos grandes produtores;
- Avaliar as tendências que podem surgir no setor para nos prepararmos e prevenirmos;
- Olhar as demandas alimentares como potencial a médio e longo prazo 

No ano passado Roberto Rodrigues nos recebeu para uma entrevsita sobre as possibilidades do futuro do agronégócio, durante viagem ao Matopiba. Reveja no link abaixo: 


Fonte: Agrolink


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor