Novas tecnologias que agem contra agentes externos na safra

Fatores ambientais como o clima são o que mais impactam a qualidade da safra. Ferramentas tecnológicas auxiliam a driblar esses efeitos e ter melhores resultados na colheita. Sistemas cada vez mais modernos permitem prever fenômenos e manejar corretamente a lavoura. As dicas são da CEO do centro de inovação do agronegócio, Orchestra Innovation Center, Nathália Secco.

Uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade é o monitoramento com estações meteorológicas. Modernos sensores captam fatores com vento, umidade, chuva, sol e pressão atmosférica de forma a antecipar as mudanças do clima e fazer um plano de gerenciamento.

Ainda aliado ao clima fatores como a estiagem costuma trazer perdas severas. O uso de irrigação pode ser uma boa solução. Se o investimento em irrigação por pivô costuma ser cara, é possível fazê-la com drones. A tecnologia pode driblar tanto a falta quanto o excesso de água, já que possuem sensores acoplados capazes de identificar com precisão áreas que demandam mais ou menos água e ser de grande ajuda para pequenos produtores em épocas de seca.

A aplicação dos defensivos também deve ser observada. São produtos de alto valor no cultivo e devem ser aplicados de forma correta para evitar perdas, deriva e não sobrecarregar o solo. Sensores de agricultura de precisão orbitais, aéreos e terrestres podemos contar com a aplicação à taxa variável de herbicidas. Essa tecnologia tem sido grande aliada do produtor por meio de sistemas de mapeamento e análises de amostragens do solo, sendo possível identificar a real necessidade de cada talhão e garantir a distribuição correta do insumo. Hoje já existem startups que trabalham exclusivamente com tecnologias voltadas a aplicações localizadas de fácil acesso em diversas regiões.

Outra alternativa que ganha espaço é a agricultura vertical. Praticada em ambiente fechado e protegido, em camadas verticais, as instalações simulam o clima ideal, oportunizando o controle total da produção. O modelo ainda pode ser sustentável com uso de energia solar e reuso de água.

Fonte: Agrolink 


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor