Fazenda inteligente vai testar tecnologias para agricultura

Imagem - Pixabay

Imagine uma fazenda onde todas as tecnologias e soluções agrícolas pudessem ser testadas na prática e avaliado o desempenho, oferecendo um suporte na decisão do produtor do que ele pode de fato usar e que vai render resultados? Essa é justamente a proposta da Smart Farming ou Fazenda Inteligente que vai ser implementada no Brasil já nesta safra.7

O projeto, considerado pioneiro no país, foi anunciado em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (10), pela Fundação ABC, instituição de pesquisa que fornece soluções para 5 mil produtores rurais filiados das Cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, com atendimento em 500 mil hectares.

A área escolhida fica às margens da BR 151, em Ponta Grossa (PR). São 29.15 hectares que serão cultivados com soja em modelo de plantio direto. Durante todo o ciclo serão usadas tecnologias de pontas, que serão testadas e avaliadas. O investimento não foi divulgado mas grande parte será financiada por parceiros. “O objetivo maior é que o produtor saiba o que pode usar e que vai ter benefícios. É um espaço de validação de tecnologias”, explica o gerente técnico de pesquisa da Fundação ABC, Luis Henrique Penckowski.

Demonstrar, desenvolver e avaliar

A Smart Farming pretende utilizar tudo o que há de mais moderno: big data, sensores de solo e de máquinas, IoT, drones, robôs, agrometeorologia, entre outras. A ideia é pegar essas ferramentas e unir nesse espaço para conseguir expressar o máximo da produção agrícola. O sistema é baseado em três pilares: sistema de informação e gestão, agricultura de precisão e automação agrícola e robótica.

O conhecimento será gerado pela Fundação ABC não necessariamente ligado a esses três pilares mas são eles que vão dar base aos pesquisadores do projeto. “Demonstrar, desenvolver e avaliar aos cooperados como usar essas ferramentas para a melhor decisão no campo. A Smat Farming tem potencial real para fornecer uma agricultura mais tecnologia, precisa e produtiva utilizando todas as tecnologias em conjunto e ter mais eficiência econômica, social e ambiental”, destaca Penckowski.

Como vai funcionar na prática

Nesta safra tudo que será implementado será registrado pela plataforma digital Sigma ABC, que integra produtor, assistência e cooperativa. Imagens espaciais de satélite vão analisar a área e a variabilidade espacial, de forma a ver como estão as diferenças no ambiente de plantio. Será medida a condutividade elétrica do solo mostrando as variações que existem para definir a amostragem de solo e definir técnicas de adubação mais indicadas. Na sequência os mapas de fertilidade passarão para uma maquia que fará a aplicação somente onde há necessidade de determinado fertilizante. Também será avaliada a variabilidade espacial de matéria orgânica e argila, com uso de fotos precisas.

Modernos sensores vão observar a população de plantas e com ajuda de uma central meteorológica serão definidas as melhores estratégias pra aplicação diante da situção climática. Drones de asa fixa vão monitorar a área e fazer a aplicação de defensivos. Em herbicidas será utilizada a tecnologia Weedsecker no pulverizador, onde sensores óticos determinam a aplicação só onde há daninhas. Ainda será adotado o manejo integrado de pragas, com armadilhas para mariposas e vendo desenvolvimento de lagartas e de doenças e o possível teste de soluções biológicas. “Um dos principais pontos é a economia que isso vai gerar com aplicação seletiva de fertilizantes e defensivos. Tudo isso vai gerar um mapa de colheita e queremos avaliar se foi rentável mesmo e o impacto desses novas tecnologias na lavoura”, explica o dirigente.

Também há possibilidade de serem testadas outras soluções e tecnologias validadas nos outros cinco campos experimentais da instituição que somam 495 mil hectares no Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Tocantins e Distrito Federal. A área foi cedida pela Cooperativa Frísia. Inicialmente os testes serão em soja mas há ideia de fazer a rotação nas próximas safras com trigo e milho, por exemplo.  O gerente Agrícola da Frísia, Marcelo Cavazotti, avalia este como um momento histórico na agricultura brasileira. “Estamos falando de cooperativas e produção agrícola, com uma fundação de pesquisa validando soluções e isso é um passo a frente. Temos uma grande gama de tecnologias e nem todas tiveram sua viabilidade avaliada e essa é uma oportunidade de ver o que vale a pena e traz resultados”, completa. 




Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor