Quanta soja é utilizada na fabricação de um produto?

Para ajudar a responder, a RTRS desenvolveu a Calculadora de Pegada de Soja que permitirá aos atores do segmento da soja, às organizações e aos consumidores em geral calcular o conteúdo de soja nos produtos de soja*, na ração animal e nos alimentos para consumo humano.

Durante a última década, a produção de soja registrou um importante aumento que passou de 210 milhões de toneladas, em 2008/09, para 337 milhões em 2018/19. A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais tem aumentado com o ritmo da produção e muitos participantes da cadeia de valor da soja começaram a desenvolver estratégias para garantir que a soja utilizada nas suas cadeias de suprimento é obtida de forma sustentável.


Entretanto, a soja frequentemente não está visível no produto final ou não é utilizada de forma direta no processo de elaboração, mas seus subprodutos (farinha, óleo, lecitina, pellet de casca, etc.) integram os produtos que encontramos nas gôndolas do supermercado. Por essa razão, é difícil conferir se a soja foi utilizada direta ou indiretamente nos alimentos que consumimos, e mais difícil ainda é quantificar o volume total que eles contêm. 


Para facilitar esta tarefa e dar transparência aos processos envolvidos no uso de soja, da produção ao consumo, a RTRS desenvolveu o Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora de Pegada de Soja, uma ferramenta que permite aos usuários calcular de maneira prática e rigorosa a quantidade de soja utilizada como insumo para a produção de determinados produtos de soja* (farinha, pellet de casca, óleo, lecitina, etc.), de alimento animal (ração) e de alimentos para consumo humano (por exemplo, carne de boi, frango, leite ou ovos). 

RTRS soy footprint calculator video


É uma ferramenta pública e gratuita, e funciona como qualquer outra máquina de calcular: (i) selecionando o tipo de produto (de soja*, ração animal ou de consumo humano) e (ii) digitando o volume (toneladas, quilogramas, litros), obtém-se o resultado (iii) a quantidade de soja necessária como ingrediente para a elaboração do produto selecionado.


Para realizar os cálculos, a calculadora utiliza o Sistema de Fatores de Conversão RTRS, um método de conversão que foi desenvolvido a partir de um rigoroso trabalho técnico e de pesquisa. Esse trabalho incluiu o entendimento e análise de cada uma das etapas dos processos de produção da soja e seus resultados, a fim de obter e entregar informação precisa e necessária para realizar um cálculo adequado da soja consumida e contida nos diversos produtos analisados para esta fase da ferramenta[1].

 

O Sistema de Fatores de Conversão RTRS apresenta dois métodos alternativos de conversão que poderão ser escolhidos segundo as necessidades de cada usuário da calculadora. 

Alocação por valor econômico: este método utiliza fatores de conversão que reconhecem múltiplos usos da soja e assume que qualquer um deles tem subprodutos associados que se aplicam em outros segmentos (por exemplo, a produção de lecitina dá como resultado, além da lecitina mesma, óleo, farinha e pellet de casca). Portanto, este método utiliza o valor dos diversos produtos para representar de maneira clara que a demanda de soja nem sempre é impulsionada por um único produto em particular. 


Alocação por demanda: este método utiliza fatores de conversão que reconhecem o volume físico de soja necessário para fornecer o/os subproduto/s requerido/s pelo produto. Isso não leva em consideração os outros subprodutos incluídos também no processo de fabricação. 

O Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora de Pegada de Soja RTRS foram desenvolvidos, em diferentes etapas, pelo CEAg - Centro de Agronegócios e Alimentos da Universidade Austral (Argentina) e 3Keel (Reino Unido), assessores profissionais e especialistas na matéria. O trabalho em parceria com estas entidades junto a pessoas de referência, especialistas, as empresas de processamento e comercialização e as instituições intermediárias oferece o enquadramento técnico e teórico necessário para desenvolver um sistema de cálculo de pegada de soja rigoroso e representativo.


O relatório técnico sobre a Calculadora de Pegada de Soja da RTRS é público e está disponível online em espanhol, inglês e português.

 

Inicie sua experiência; conheça sua pegada de soja


Fonte: Responsiblesoy


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor