Gigante brasileira adota “agricultura regenerativa” e constrói fábrica de bioinsumos

Uma das maiores empresas de agronegócio do Brasil, a Scheffer anunciou a adoção do sistema de “agricultura regenerativa” e a construção de sua própria fábrica de bioinsumos, revela o portal especializado AgroPages. Com essa decisão, a empresa é a primeira propriedade rural brasileira certificada com o selo do programa “regenagri” criado pela organização global Control Union.

A “agricultura regenerativa” é um sistema que utiliza menos agroquímicos, mais produtos biológicos e preserva a biodiversidade. Trata-se de um conjunto de práticas agrícolas que permitem manter e recuperar a “saúde” do solo, melhorando suas propriedades físico-químicas e aumentando biodiversidade nativa. 

Pode ser definida a partir de quatro aspectos: o aumento da matéria orgânica no solo, a preservação da biodiversidade local, o sequestro de carbono e a gestão de recursos hídricos. Na base, está o conceito de que um ecossistema saudável é composto por plantas menos vulneráveis a ameaças fitossanitárias com boa produtividade. O programa “regenagri” certifica e monitora o desempenho das empresas no uso de técnicas agrícolas mais sustentáveis, durante cinco anos, por meio de um hub digital.

Hoje, a Scheffer conta com uma área produtiva total de 4.055 hectares monitorados, nas culturas de algodão e soja. A empresa possui uma equipe especializada que atua exclusivamente com a agricultura regenerativa no desenvolvimento de técnicas para expandir para todas as outras Unidades de Produção da empresa.

“Percebemos que a agricultura convencional está menos rentável e sustentável. A cada ciclo, é preciso aumentar o uso de químicos no controle sanitário, o que, ao mesmo tempo, aumenta a capacidade de resistência de pragas e doenças. A única solução é preservar, nutrir e usar a biodiversidade a nosso favor”, argumenta Guilherme Scheffer, diretor da empresa.

Muitas das técnicas agrícolas consideradas regenerativas já são aplicadas pela Scheffer em todas as suas unidades produtivas. A empresa tem reduzido o uso de insumos químicos e ampliado o emprego de defensivos biológicos contra pragas e doenças das lavouras. Além disso, pratica o plantio direto, no qual a semeadura é feita diretamente no solo com palhada, sem arar ou gradear a terra – entre outras iniciativas sustentáveis. 

O desafio, agora, é ampliar as práticas ainda mais, mantendo o desempenho econômico-financeiro da empresa. “O hub digital do regenagri nos permite ver as iniciativas que já funcionam e podem ser ampliadas e onde devemos melhorar, investindo ainda mais”, explica o executivo.

Fábrica de biodefensivos

A Scheffer também adequou sua infraestrutura produtiva e construiu um laboratório próprio para análise de microrganismos e uma indústria de bioinsumos que produz, armazena e já distribui produtos biológicos para as outras unidades da companhia. A empresa tem reduzido o uso de insumos químicos e ampliado o emprego de defensivos biológicos contra pragas e doenças das lavouras.

Possui ainda uma Estação de Tratamento de Efluentes Industriais (ETEI) que reaproveita 100% de seus resíduos. A água é destinada para irrigação de jardins, e o resíduo sólido é decomposto para gerar o biochar, usado como adubo nas lavouras.

Recentemente, adquiriu uma mineradora de fósforo, que produz um fertilizante 100% nacional, sem adição de químico e de alta solubilidade, que resulta em uma liberação gradual do fósforo, minimizando a fixação do nutriente no solo e fornecendo fósforo para a cultura ao longo de todo seu ciclo. 

A Scheffer tem sede em Cuiabá (MT) e oito unidades produtivas distribuídas entre Mato Grosso, Maranhão e Colômbia. São ao total 225 mil hectares de área cultivada para a produção de soja, algodão, pasto, bovinocultura e eucalipto.


Fonte: Agrolink


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor