O benefício da tecnologia no agronegócio

A implementação da tecnologia em negócios rurais pode ser uma grande aliada no desenvolvimento dessas propriedades


De acordo com dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, o agronegócio representa mais de um quarto do total do PIB do país.


Com tamanha relevância, já era de se esperar que esse setor se apoie na tecnologia para ajudar a gerenciar toda essa grandeza. Hoje, muito se fala em softwares, drones, sensores e GPSs, mas quais são as vantagens que todo esse aparato tecnológico pode levar para o produtor rural?


Além da possibilidade de diminuir o custo e o desperdício, produzir mais com menos área e recursos – tanto de insumos – o que mais a tecnologia proporciona ao agronegócio? São muitas as possibilidades, mesmo porque, recursos como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e realidade aumentada já estão sendo aplicados em muitas fazendas mundo à fora. Confira alguns dos principais benefícios que uma propriedade rural pode ter com a utilização das novas tecnologias.


Aumento da produção
São muitas as formas que a tecnologia pode contribuir na gestão de uma propriedade rural. Programas que apontam o momento certo para um plantio, a hora correta de colocar uma vaca para produzir ou um bezerro para desmamar. Estes são apenas alguns exemplos de como é possível empregar a tecnologia para auxiliar na tomada de decisão a partir da análise de dados e, consequentemente, obter crescimento da produtividade no campo.


Controle de uma ou mais propriedades
A dimensão das propriedades agropecuárias pode se tornar obstáculo para o produtor rural, já que depende da locomoção dele e dos colaboradores para ter uma visão completa da fazenda. Além disso, devido à necessidade de aumento da produção, alguns produtores arrendam outras terras, muitas vezes em outras cidades ou até estados, dificultando ainda mais o controle da produção. A tecnologia permite o gerenciamento de propriedades através de computadores e notebooks, sem que haja a necessidade de o fazendeiro estar fisicamente presente. Alguns programas permitem até a gestão de mais de uma fazenda e a comparação de produtividade entre elas, possibilitando ao agropecuarista entender quais são os negócios mais e menos lucrativos. Assim, o produtor ganha tempo de locomoção entre um lugar e outro, passa a ter uma visão mais detalhada do seu negócio, além de uma melhoria até na sua qualidade de vida.


Mais qualidade
A tecnologia permite o acompanhamento completo da produção de uma propriedade. Hoje, por exemplo, muitas fazendas de gado de corte já utilizam o processo chamado “do pasto ao prato”, o qual permite o rastreio completo do gado, desde o nascimento do bezerro até o abate. Com isso, a partir do código de barras da carne é possível obter todo o histórico genético e detalhes do manejo do animal. Além de levar mais segurança para o consumidor final, esse processo permite que, em caso de contaminação, seja possível detectar a causa do problema, identificar se existem outros lotes contaminados e descartá-los, se necessário. O rastreio total da produção aliado a tecnologia também permite avaliar a produtividade de um ou outro insumo que está sendo usado, corrigir imprevistos, entre outros exemplos que podem afetar diretamente a qualidade do produto que será entregue.


Previsibilidade do clima
As oscilações do clima são uma das maiores dificuldades do produtor rural. É claro que a vivência no campo permite alguns palpites sobre como será o tempo no dia, no mês e até no ano seguinte. Mas, nada como softwares inteligentes que fazem esse trabalho de forma precisa, prevendo quais serão os períodos de seca e de chuva e, inclusive, indicando ao fazendeiro o momento certo para plantio, colheita etc.


Redução de custos
Alguns produtores rurais ainda não se sentem tão confortáveis quanto à implementação da tecnologia em sua propriedade por conta dos altos investimentos em máquinas, computadores, programas etc. O que muitos não ponderam é o retorno financeiro que o investimento pode trazer. Sendo que um dos benefícios para a produção como um todo é a redução de custos. A tecnologia permite a previsibilidade de falhas, a diminuição de desperdícios, uma melhor gestão do custo e, todos estes pontos, são representativos nas despesas de uma fazenda.
 
Fonte: G1


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor