RTRS cumpre o Guia de Abastecimento de Soja 2021 da FEFAC

RTRS pode confirmar que, de novo, como vem fazendo desde 2015, cumpre completamente o Guia de Abastecimento de Soja 2021 da FEFAC, incluído o módulo de soja sem conversão.

O FEFAC Soy Sourcing Guidelines 2021 (Guia de Abastecimento de Soja da FEFAC) é o mecanismo que a Federação Europeia dos Fabricantes de Alimento Animal (FEFAC) desenvolve para proporcionar a seus membros soluções que facilitem a transição do mercado para a produção e compra de soja responsável levando em conta as perspectivas ambiental, econômica e social.

Da mesma forma que na edição de 2015, a RTRS foi um dos primeiros esquemas que neste ano aprovou com êxito o exercício de avaliação comparativa, e cumpre com o Guia de Abastecimento de Soja da FEFAC 2021, incluído o módulo de soja sem conversão[1].

Em linha com os cinco princípios do Padrão RTRS para a Produção de Soja Responsável[2], os critérios de avaliação comparativa do Guia de Abastecimento de Soja da FEFAC 2021 apresentam seis pilares: responsabilidade ambiental, boas práticas agrícolas, relações comunitárias, condições de trabalho dignas, cumprimento legal e respeito pelo uso legal da terra. Para alcançar o cumprimento, além de atender os 73 Critérios Essenciais e Desejados da FEFAC, a RTRS cumpre os requisitos de verificação e os critérios de não conversão.
 

O programa de avaliação comparativa é gerenciado pelo ITC Standard Maps, que no dia 10 de junho último, junto com a FEFAC, lançou a renovada ferramenta de avaliação comparativa de soja para o Guia de Abastecimento de Soja da FEFAC 2021, plataforma on line onde os usuários podem fazer uma revisão detalhada e uma comparação dos critérios dos esquemas de sustentabilidade.
 
A relevância deste acontecimento consiste em que o segmento europeu de alimentação animal é uma indústria chave para avançar rumo a cadeias de abastecimento responsáveis. Do ponto de vista da RTRS, em 2020, 30% da adoção total - aproximadamente 1,4 milhões de toneladas de material certificado RTRS (créditos RTRS apoiando a produção de soja responsável), corresponde diretamente às empresas do segmento de ração animal de diversos países da Europa.
 
A indústria europeia de alimento animal considera que a sustentabilidade da produção pecuária e aquícola é um motor empresarial chave. Com efeito, a RTRS entende que o Padrão da RTRS para a Produção de Soja Responsável é complementar das recomendações dirigidas aos operadores de rações e parceiros da cadeia que desejam obter a soja de acordo com os requisitos da indústria europeia de rações para a produção responsável de soja dentro e fora da Europa.


[1] Este módulo verifica a não conversão e tem foco em 4 temas: biomas, data de corte, cadeia de custódia e níveis de asseguração do padrão. Este módulo analisa de que forma os padrões garantem e verificam o cumprimento dos requisitos estabelecidos para estas quatro variáveis.
[2] Cumprimento legal e boas práticas empresariais, condições trabalhistas responsáveis, relação responsável com a comunidade, responsabilidade ambiental e boas práticas agrícolas.



Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor