Tecnologia produz combustível a partir de “qualquer” biomassa

A startup holandesa Vertoro patenteou um processo termoquímico capaz de transformar praticamente qualquer resíduo da agricultura em combustíveis para substituir derivados de petróleo como a gasolina e o diesel.


A empresa desenvolveu a tecnologia para transformar a lignina em um composto estável e fácil de processar, mantendo suas propriedades naturais. A biomassa, onde está a lignina, é um dos recursos naturais mais abundantes, econômicos e renováveis do mundo.


Embora biomassas em geral contenham lignina em uma alta porcentagem (até 25%), a maior parte dela não é usada de nenhuma forma, porque é considerada difícil de processar.


A Vertoro desenvolveu um processo simples que aquece a lignina sólida por 30 minutos, em qualquer solvente orgânico, sem a necessidade de catalisadores adicionais.


Se o Brasil já é um dos maiores produtores de biocombustíveis, poderia se tornar ainda mais uma superpotência energética com o aproveitamento de subprodutos das mais variadas culturas agrícolas.


Sustentabilidade


Segundo o site da startup, o resultado é um produto que pode ser transformado em diversos combustíveis e materiais com alto desempenho, devido ao fato de as propriedades naturais da lignina serem preservadas.


Batizado “Cachinhos dourados”, em referência à fábula sobre escolhas perfeitas, o processo foi patenteado e, inclusive, despertou interesse da Maersk, uma das maiores empresas de logística do planeta.


A multinacional dinamarquesa fez parceria com a startup para construir uma planta de demonstração. A produção resultante será usada para obter combustíveis marítimos para a Maersk. A gigante da logística visa ser carbono neutro até 2050.


A planta de demonstração Goldilocks desenvolvida pela Vertoro e a Maersk está programada para iniciar as operações em 2022.

O objetivo é substituir completamente o petróleo bruto fóssil pelo “ouro verde” da lignina. (com informações da AutoEvolution).


Parceiros

Saiba mais sobre nossos parceiros


Cursos

Qualifique-se conosco

Cursos para Capacitação profissional

Cursos para Capacitação profissional

Universidade online

Clique no Botão

Curso de Certificações Agrícolas

Curso de Certificações Agrícolas

Agora na modalidade "online"

Clique no Botão

Treinamento Trabalho em Altura

Treinamento Trabalho em Altura

Atendimento a NR 35

Clique no Botão


Entre em contato

Fale conosco

Av. Tancredo Neves, 1168. Sala 201. Centro. Sorriso - MT. CEP: 78896-005.

contato@cmcsolucoes.com

Cynthia Moleta Cominesi - Sócio Diretor

iniciar conversa

Marcelo Vinícius Dressler - Sócio Diretor

iniciar conversa

Notícias

Confira as últimas notícias do setor